segunda-feira, 23 de março de 2020

O que é História?

O que é História? Existem diferentes definições, mas uma das mais aceitas é que a História é uma ciência que busca fornecer explicações sobre as origens das sociedades humanas do presente e do passado e sobre as transformações pelas quais essas sociedades passaram ao longo do tempo. Estudar os acontecimentos do passado nos ajuda a compreender como era a vida das pessoas que vieram antes de nós e a perceber quais costumes e práticas do modo de vida delas mudaram e quais permanecem. 

[...] estudar o passado sugere uma abertura a outros seres humanos e nos obriga a transportar-nos a outros tempos, a conhecer lugares nunca vistos, a familiarizar-nos com condições de vida diferentes das atuais. Resumindo, o ofício do historiador exige uma curiosidade voltada para o conhecimento do outro, uma disposição para o encontro do inesperado, uma abertura ao que é diferente e uma prática de tolerância. FLORESCANO, Enrique. A função social do historiador. Rio de Janeiro, Revista Tempos, v. 4. 1997. p. 68.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer: FELIZ DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELO DIREITO DAS MULHERES!

  O DIA INTERNACIONAL DA MULHER. POR QUE 8 DE MARÇO?      Tudo começou no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na ...